Mundo Retrô

     Os tempos são de móveis sóbrios, com linhas retas e poucas curvas. Mas tem gente que prefere nadar contra a tendência contemporânea para viver com os dois pés no passado. Apaixonadas pelo estilo retrô, alguns americanos buscam reproduzir, em suas casas a atmosfera dos anos 40, 50, 60 e 70. Para dar uma mãozinha a esses corações enternecidos, a analista de comunicação Pam Kueber criou o site Retronovation.com , que traz dicas para deixar a casa com o estilo daquelas décadas. Lá, o internauta pode, ainda, participar de fóruns e solicitar ajuda aos demais visitantes sobre algum item que deseje encontrar.


Pam começou o site depois de renovar a sua própria casa em Lenox, Massachusetts, construída em 1951. A ideia era buscar mobílias originais e não reproduções, o que tornou a tarefa mais difícil.
- Precisei procurar muito até encontrar a peça certa para as dimensões da minha casa - revelou a analista ao New York Times.
Levou cinco anos, mas finalmente, no site eBay , Pam localizou um conjunto de armários de cozinha de aço em aquamarine dos anos 60 que se transformou na peça central da casa. A partir daí, a analista passou a procurar mais informações sobre o assunto, com leituras de revistas sobre casas antigas, anúncios de decoração e com pesquisas realizadas por empresas para a produção do mobiliário da época.
O resultado de todo esse trabalho é um espaço virtual com mais de mil artigos, incluindo dicas de produtos e ideias adequadas para montagem e manutenção de ambientes retrô. O site também abre espaço para que leitores possam mostrar suas coleções de mobiliário e iluminação antigos. Há também um fórum para conectar compradores e vendedores de armários de cozinha vintage, um dos itens mais difíceis de ser encontrado. O espaço recebe cerca de 450 mil visitas por mês e já tem atraído anunciantes - como as empresas voltadas para produtos vintage Machineries Bath DEA e a Light Barn Electric.
- Hoje, o número de produtos disponíveis para compor o estilo original de uma casa de meados do século está crescendo, por causa da demanda do público consumidor - diz Kueber.
Em seu site, a analista defende os banheiros de azulejos rosas e traz um manifesto com os detalhes e a riqueza simbólica de um imóvel do período pós-guera. Quem reside em uma casa com azulejos, piso, janelas e portas de décadas atrás e quer defendê-lo, pode consultar o site para buscar algumas soluções.

Retrô no Brasil

No Brasil, há muitas formas de garimpar peças antigas. As ruas do Lavradio e as feiras da Praça XV, no Rio, são pratos cheios de vintage. Já em São Paulo, o bairro de Pinheiros, em São Paulo, é um dos que mais concentram lojas de móveis e acessórios do gênero - em ruas como a Cardeal Arcoverde e João Moura. Ainda no mesmo bairro, acontece a feira da Praça Benedito Calixto, aos sábados.
Para os que preferem passear na internet, há sites de venda on-line especializados no assunto. É o caso do Desmobilia e do Papel de Parede dos Anos 70 , além de outros que trazem peças repaginadas, como o Estúdio Glória e o Gávea Garage Sale